20 de mai. de 2009

Deve-se dormir com a dentadura?


Durante o uso diário, a dentadura passa um longo período em contato com os tecidos bucais. Dessa forma, é importante que haja um tempo de descanso para reparo e renovação destes tecidos, proporcionando uma melhor circulação sanguínea na região e a ação de limpeza da saliva, que já encontra-se em quantidade diminuída durante o sono. Infecções fúngicas são comuns em pacientes que não tem uma higiene adequada e não removem suas próteses para dormir.
Portanto, sempre higienize muito bem a sua boca e sua dentadura e não esqueça de conservá-la em um copo com água quando for deitar.

6 comentários:

  1. Doutor! Mas eu nao consigo dormir sem a chapa! Oque é que eu faço então?

    ResponderExcluir
  2. Muito pertinente a pergunta. Como foi dito, existem diversas vantagens ao remover a prótese para dormir, entretanto uma das funções da prótese total é o reestabelecimento emocional e social através da estética. Nos casos em que o paciente não se sinta bem em dormir sem seus dentes artificiais, ele poderá faze-lo; mas é importante que ele tenha consciência dos problemas potenciais que podem advir do hábito de dormir com as próteses, para que possa minimiza-los.
    Vale ressaltar que é muito importante manter um plano de acompanhamento e manutenção junto ao cirurgião-dentista, para que este possa orientar e preservar a saúde bucal do paciente.

    ResponderExcluir
  3. mas se eu deitar sem minha chapa minha patroa nao vai me querer antes de domir!!!

    ResponderExcluir
  4. meu marido nunca me viu sem a prótese, porque perdi os dentes muito nova e quando conheci ele ja usava a dentadura. não tem outro jeito a não ser dormir sem a prótese? não posso focar sem ela na parte da tarde, que meu marido tá trabalhando?

    ResponderExcluir
  5. Tenho 39 anos e uso dentadura superior desde os 18. Quando casei já usava dentadura. No cmeço tinha vergonha de estar desdentada na frente do me marido com o tempo vi que isso é uma grande bobagem, hoje durmo diaramente sem dentadura e percebi a melhora na minha gengiva. Não consigo mais dormir com as próteses de forma nenhuma

    ResponderExcluir
  6. Tenho 71 anos, fiz implantes,dois parafusos na arcada superior para uma prótese total, sem o céu da boca, apenas contornando as gengiva. Minha pergunta é, mesmo assim, devo retira-la para dormir? Obrigado.

    ResponderExcluir