24 de mai. de 2009

O que é halitose?


Etimologicamente a palavra halitose é formada por “hálitos” que significa ar expirado e “osis” que significa patologia ou doença. A halitose é, portanto, o mau hálito presente no ar expelido pelos pulmões, pela boca ou pelas narinas. É também conhecida como fedor da boca, hálito fétido, mau hálito, dentre outras denominações.
A halitose deve ser considerada importante por pelo menos três razões: pode ser um fator de restrição social; o medo de possuí-la pode precipitar uma verdadeira neurose; a presença do odor bucal muitas vezes significa presença de alguma anormalidade ou condição doentia, assim sendo, ela pode ser de grande importância no diagnóstico de determinadas doenças.
Há mais de 50 causas possíveis para a halitose. O mau hálito pode ser conseqüência da alimentação, jejum prolongado, má higiene oral, baixo fluxo salivar. Alguns problemas de saúde como prisão de ventre, problemas renais ou hepáticos e diabetes podem acarretar o mau hálito. Outra causa é a saburra lingual, a qual é uma massa bacteriana que pode produzir odor ruim.
Se você sofre de mau hálito crônico há profissionais especializados que podem solucionar o problema. Procure informar-se com seu dentista que poderá lhe indicar uma clínica especializada no tratamento da halitose

3 comentários:

  1. Esse é um assunto muito interessante e não tão abordado.
    O blog de vcs está muito bom, com assuntos de interesse geral e uma linguagem simples e bastante explicativa!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a matéria sobre halitose, que é um problema que afeta muita gente e causa muita restrição social.

    ResponderExcluir
  3. minha esposa tem halitose e não sei como falar isso pra ela. Pensei em levar ela num dentista e ele vai observar isso e comentar. Mas ela não quis ir. Aproveitei esse blog para informar ela do problema, colocando ela pra ler as matérias. Acho que agora ela vai perceber sem que eu tenha que causar uma situação chata. Obrigado a quem teve essa iniciativa de falar de forma clara de assuntos tão comuns, mas não muito comentados.

    ResponderExcluir