26 de mai. de 2009

Tártaro mata?

Às vezes somos surpreendidos por perguntas inusitadas, sobre assuntos que, se não bem esclarecidos, podem gerar insegurança. Um velho amigo me encontrou a alguns dias, desesperado, por que tinha ouvido falar que tártaro matava! Sua ansiedade me tocou, e me inspirou a escrever neste espaço sobre isso.
Afinal, tártato mata? NÃO! Mas então meu amigo ouviu falar isso porque? Será que alguém inventou isto pra assustá-lo? Não, acho que ninguém seria malvado a este ponto.
De fato, existem evidências atuais que associam doença periodontal (o tártaro geralmente é causa da doença) a doenças do coração, complicações em recém nascidos, derrame cerebral e infecções pulmonares. Mas, atenção, existe uma possível ASSOCIAÇÃO, NÃO QUER DIZER QUE O TÁRTARO É A CAUSA dessas outras doenças. Vale lembrar também que a doença periodontal é uma das principais causas de perda de dentes em adultos, além de "deixar o dente grande" em muitos casos.
Veja abaixo, o que é um dente e uma gengiva doente. Perceba em A que tem uma "meleca" grudada e espalhada no dente, e por baixo, uma crosta. A meleca é a placa bacteriana, que voce pode eliminar com sua escova. A crosta é o tártaro, e este sua escova não consegue tirar. Para eliminar o tártaro o dentista utiliza instrumentos específicos. O interessante é que o tártaro um dia já foi placa, que se calcificou ("endureceu"). Portanto, se você conseguir eliminar a placa antes desta "endurecer", dificilmente você terá tártaro. Em B os mesmos dentes após duas sessões de raspagem, alisamento e profilaxia profissional com um cirurgião dentista. Repare que o dente do meio já está "maior" que o normal, isto acontece porque a gengiva "foge" do tártaro, que é uma agressão para ela.

Por isso, fique atento,a higienização é a chave para se prevenir! Olhe seus dentes no espelho na hora de escovar a boca pra ver se tem "meleca" grudada nele, passe a lingua neles, eles deveriam estar lisos, seja sincero consigo mesmo!

3 comentários:

  1. Então é melhor eu não comer mais molho tártaro?

    ResponderExcluir
  2. Mas dotor, depois q eu tirei esse tar de tartro meus dente cairo tudo!
    Não é melhor deixar ele quieto?

    ResponderExcluir
  3. fui ao dentista e ele me disse que eu tinha muito tártaro e que se eu não cuidasse poderia perder meus dentes. Só que ele não me explicou o que é o tártaro e graças a esse bolg eu pude conhecer melhor meu problema. Achei que o dentista estava inventando um problema, já que o tratamento que ele ofereceu ficou muito caro. mas agora entendi a importancia e vou procurar tratar.

    ResponderExcluir