26 de mai. de 2009

O uso de piercing na língua faz mal?


O uso de piercing nas mais diferentes partes do corpo aumenta a cada dia entre os jovens.
Um dos lugares preferidos para a introdução desse adereço é a língua.
Essas joias são confeccionadas em diferentes materiais, podendo funcionar como prováveis agentes etiológicos no desenvolvimento de traumas na cavidade bucal, principalmente na mucosa.
A língua participa da deglutição, da fonação e da gustação. Essas funções podem ser prejudicadas pela agressão provocada pelo uso do piercing.
O procedimento de colocação do piercing, bem como seu uso são fatores que acarretam riscos e consequências adversas para a saúde oral dos usuários.
Alguns malefícios que o piercing na lingua pode causar:
Fraturas de dentes, abcessos e infecções, hemorragias, HIV, Hepatite, alergias, periodontites, halitose (mau hálito), inflamação severa na língua, alteração da fala, trauma no palato, e outras conseqüências que ainda estão sendo pesquisadas.
Em recente publicação na revista da Clínica Mayo de Rochester (USA), o piercing bucal foi relacionado à endocardite infecciosa (infecção no coração).
Além disso, muito se fala do potencial carcinogênico do trauma na mucosa bucal. Já se sabe que o câncer bucal é uma doença multifatorial e que o trauma está presente em vários casos, portanto, não se pode descartar nem afirmar a existência dessa associação. Vale lembrar que hábitos nocivos, como o uso de álcool e fumo, aumentam a incidência desses malefícios.
Como proceder quando você já tiver um piercing:
- Diminuir a mobilidade do adorno: não brincar de torcer, mordiscar, girar ou tocar o piercing com as mãos, já que esses tipos de hábitos aumentam os traumas na mucosa.
- Tomar muito cuidado durante a mastigação: na hora de provar os alimentos, certificar-se de que não está mordendo o piercing, o que pode provocar desgastes ou fraturas nos dentes.
- Tirar o piercing durante a higiene bucal. Após alimentar-se, retire o adorno, escove os dentes, use o fio dental, higienize a língua e as bochechas internas com a escova e, em seguida, escove o piercing como uma prótese dentária antes de colocá-lo no local.
-Fazer bochechos com produto antisséptico. Para tanto, consulte um dentista que irá indicar a melhor marca e a dosagem diária do líquido.
É importante salientar que esses malefícios podem ocorrer mesmo que os piercings sejam colocados em locais que seguem rigorosas normas sanitárias. Portanto, os jovens devem ser orientados no sentido de não utilizarem esse adorno em razão de suas implicações já conhecidas.

6 comentários:

  1. Achei muito interessante os esclarecimentos a respeito do uso de piercing. Agora vou pensar mais antes de decidir colocar um piercing.

    ResponderExcluir
  2. uso pircing na lingua e tento limpar muito bem... nunca observei nenhum dos problemasque foram colocados aqui. Será que eu posso ter mal halito e não perceber?

    ResponderExcluir
  3. Estou e com medo agora quero tirar o pircing da lingua mais n tenho coragem meu namorado adora tinha tb no umbigo mais tirei por causa da gestacao acho q n irei colocalo novamente.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo o meu da lingua , minha dentista sugeriu que eu tirasse , disse que estava com retração de gengiva que meu céu da boca tinha marca do pircing , disse que se eu quiser ter dentes daqui uns anos era para tirar SERÁ QUE ELA NÃO FORÇOU?

    ResponderExcluir
  5. Coisa de idiotas retardados, colocar essas coisas em qualquer parte do corpo não é coisa de ser humano, e sim de monstros. Ridículo e nojento demais. Podre...

    ResponderExcluir
  6. tenho pircing na lingua já há 7 anos e o unico problema grave foi morder o pircing junto com o alimento mais nada de grave aconteceu. todas as novinhas que chupei gozaram .

    ResponderExcluir