25 de mai. de 2009

Quais os perigos que a fumaça do cigarro representa para a saúde bucal?




O uso crônico de tabaco é considerado um fator de risco para uma série de doenças orais. Toda forma de uso de tabaco é comprovadamente prejudicial à saúde do homem e especialmente da boca. O consumo de cigarros, charutos ou produtos de tabaco mascado pode causar prejuízo à saúde bucal. A maioria das pesquisas encontradas na literatura é relacionada ao uso de tabaco na forma de cigarros.

 Entre os principais danos à boca causados pelo fumo estão o câncer bucal, a doença periodontal e a halitose. O fumo também causa manchas nos dentes, língua e mucosas, deixando a boca com manchas escuras denominadas melanose do fumante. As defesas do organismo ficam diminuídas, tanto sistêmicas quanto locais, prejudicando a cicatrização de feridas e a osseointegração de implantes dentários.

2 comentários:

  1. Dr,

    Tenho um tio que fuma desde os 8 anos. Ele tem 93 agora, e tá lucido que que só! Aí eu penso, porque isso, será que ele é imune ao tabaco? Será que eu posso fumar entao, se eu tenho a mesma genética que ele?

    Valeu Dr!

    ResponderExcluir
  2. Sou fumante há 15 anos e os problemas na minha boca estão começando a aparecer. Eu escovo bem os dentes e mesmo assim estou perdendo eles. Será que se euparar de fumar eu posso recuperar eses problemas que apareceram?

    ResponderExcluir