24 de mai. de 2009

Será que há como eliminar a linha escura perto da gengiva da minha prótese fixa?


Um fato que às vezes incomoda os pacientes portadores de coroas dentárias do tipo metalocerâmica na região anterior é a presença de um escurecimento da borda da restauração perto da gengiva, devido a presença do metal, o qual é muito importante para dar reforço e resistência mecânica à coroa. Os dentistas tentam esconder essa cinta metálica na margem da gengiva, mas com o passar do tempo essa margem pode sofrer uma pequena retração e a cinta metálica se tornar visível, o que acaba incomodando o paciente em relação a estética do seu sorriso. O que poucos pacientes sabem é que atualmente existem excelentes sistemas cerâmicos que não utilizam o metal como estrutura de reforço. Esses sistemas não apresentam o inconveniente da presença dessa cinta, pois sua estrutura interna é “branca”, o que a torna mais estética. É importante lembrar que o surgimento e evolução desses sistemas livres de metal ainda não substituem os sistemas metalocerâmicos em todos os casos, portanto cada situação deve ser avaliada individualmente para que seja indicado a melhor opção de tratamento para o paciente.

4 comentários:

  1. Minha mae tinha uma protese no dente da frente que deixou a gengiva dela escura e foi ao dentista para trocar. Ele disse que ia fazer uma coroa sem metal ( do tipo inceram, se nao me engano, mas o escurecimento da gengiva nao sumiu... ele fez errado o tratamento errado?

    ResponderExcluir
  2. uso uma prótese fixa e também tenho a gengiva escura. só que ela ja era escura antes de usar essa prótese, mas parece que piorou com o tempo. o que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  3. Dr. Vitor Guarçoni de Paula31 de mai. de 2009, 10:58:00

    Muitas vezes, quando o dente tem canal tratado, é colocado um pino metálico em seu interior, e o que pode ter ocorrido é que esse pino pode oxidar e pigmentar a raiz do dente, e em pacientes que tem a gengiva mais fina a região gengival perto do dente fica escurecida porque a raiz do dente está escura.

    ResponderExcluir
  4. minha gengiva está ficando meia escura mas não é por causa de metal,coroa,higiene e estou começando a ficar preocupado pos,eu não sei oque que é.... se alguem pode me responder eu agradeço !

    ResponderExcluir